DistúrbiosAlimentares : Prazer, Sou a Ana e ela é a Mia!


Acho importante estar alerta. Não se deve ter vergonha!

Ganhei coragem. Agora apetece-me dizê-lo ao mundo. Pouca gente sabe e nunca tive problemas de falar sobre o assunto.
Fui Bulímica. 
Já não sou, mas nunca o deixarei de ser. 
Conto-o em primeira pessoa. Tinha apenas 17 anos, estava no último ano do secundário. Comia Jogurtes com cereais, todos os dias ao almoço. O chá de cavalinha acompanhava o meu dia, para emagrecer. Houve um dia, que fui apanhada ( sim, é o que estão a pensar) por uma colega que fez questão de contar a toda a turma. Imaginam como terá sido? Simplesmente entrei e meros segundos a seguir sai da sala a voar, em negação. 
Fiz tratamento durante uns bons longos meses. Sempre em negação. Ultrapassei. Sinto-me bem. Ganhei uma batalha e ainda hoje ganho por cada dia que passa. Sou uma vencedora. 
Agradeço as minhas amigas mais próximas que me ajudaram a saltar esta barreira.

Hoje admito. Sim, fui Bulímica. 


A Bulimia e Anorexia, são transtornos alimentares que andam juntas. 
Apesar da Anorexia estar associada a uma extrema magreza e a Bulimia a um descontrole alimentar.



"Eu sou a Ana,, também conhecida por Anorexia Nervosa, sou muito muito magra. Sou fã de grandes dietas, dietas malucas! Sou uma doença bastante grave, pois ataco o foro psicológico, social e fisiológico. Como qualquer outra doença, eu também tenho consequências graves. Sabes quais são?"




  • Peso abaixo do normal;
  • Ausência de menstruação;
  • Os dentes perdem o cálcio;
  • Depressão;
  • Vontade suicida;
  • Emagrecer até ficar em pele e osso;



  • Irregularidade Menstrual;
  • Gengivas e dentes em péssimo estado;
  • Arritimia cardiaca;
  • Feridas internas na garganta para o resto da vida;
  • Fadiga;
  • Desidratação;




"Olá, eu sou a Mia, também conhecida como Bulimia Nervosa. Sou amiga da Anorexia e posso ser a primeira a surgir, mas rapidamente me transformo em Anorexia. Sou como um truque de magia! Instalo-me no corpo de alguém, que é uma maravilha! Faço com que alguémm se olhe ao espelho e se sinta a pior pessoa do mundo, gorda e feia. Quando estou meia adormecida, a pessoa não se controla e come, come, come infinitas calorias...quando acordo, fico furiosa e obrigo-a a vomitar."



Estas doenças existem cada vez mais na nossa sociedade, está a vista de quem quer ver. Não façam "bullying". Não chamem ninguém de gorda ou magra, pois uma pessoa que esteja em fase inicial vai registar isso como uma observação extremamente negativa e iniciar uma destas duas doenças alimentares. Não brinques com os sentimentos. 
Ajuda e não desajudes. 
Não brinques com o assunto, que ele pode surgir a qualquer momento a qualquer hora sem avisar.










#S

Partilhar:

15 comentários

  1. A imensa coragem que é necessária para fazer uma publicação destas, tão intima. Não só por nos confessares este lado da tua existência, mas por a teres ultrapassado e ultrapassares todos os dias, assim como o grande alerta que é.
    Nunca sofri de nenhum distúrbio alimentar, mas consigo compreender do fundo do coração o que leva uma pessoa a tomar certas acções que abrem caminho a estas duas doenças. Até porque tenho uma amiga muito próxima que penso, apesar de ainda não ser um caso muito grave, estar a caminhar a passos largos nestas direcções. São sem dúvida doenças muito complicadas de lidar e infelizmente cada vez mais comuns na actualidade.
    Obrigada por esta partilha e este alerta :) e tudo de bom para ti! *

    - bloomingflowersinjuly.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, muito obrigada. Graças a Deus saltei as barreiras mais altas. Achei que devido ao ter passado o que passei, devia partilhar, para alertar. Pois quem olhar para mim no blog não diria nada que eu tivesse sido bulímica, mas cá estou. Fui. Quanto a tua amiga, não existe caso grave ou meos grave. São todos gravissimos e rapidamente se desenvolvem.
      Mais uma vez obrigada <3
      Igualmente, beijinhos

      #S

      Eliminar
  2. Foste MUITO corajosa! Fico muito feliz por estares melhor agora...eu sei que deve ter sido uns tempos imensamente desagradáveis, conheço essa realidade, e admiro-te o testemunho para que possas dar voz a esta necessidade IMEDIATA de PARARMOS DE DEITAR OS OUTROS ABAIXO! Está a dar cabo de muita gente...tanta gente doente, tantos jovens perdidos para sempre... :'( É hora de parar!

    (desculpa, emocionei-me)

    Beijinhos, Nádia
    My Fashion Insider

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Nádia, mais uma vez <3
      Pode ser que seja incentivo para muitas meninas/meninos que tenham lido, para parar ou pedir ajuda.

      #S

      Eliminar
  3. Olá Sara! Vim ter aqui por causa da partilha da Nádia no Facebook e queria-te dizer que também admiro muito a tua coragem! São precisos mais testemunhos assim para ajudar a aniquilar estas doenças que nascem do preconceito e da pura estupidez de algumas pessoas que não têm tento na língua!

    Gostei do teu blog e comecei a seguir :)

    Beijinhos,
    Mariana do fashionforelephants.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mariana. Muito obrigada desde já! Infelizmente o meu testemunho nunca será sufciente para impedir seja o que for, mas se já ajudar a pensar, já ficarei muito feliz *.*

      Obrigada, vou espreitar o teu eheh
      #S

      Eliminar
  4. desde já queria dar-te os parabéns pela coragem que tiveste em admitir aquilo por que passaste! deixaste-me arrepiada ao ler o que escreveste, porque também eu já passei mais ou menos pelo mesmo, não fui bulímica mas basicamente não comia, e sei bem o quanto custa admitir isso perante as pessoas.. fico muito contente por saber que estás melhor, e tenho a certeza que o que escreveste vai ajudar muitas pessoas a sentirem-se melhor, compreendidas. e pronto, é isto, o que escreveste tocou-me mesmo e tinha de comentar x) beijinhos e tudo de bom!
    já agora, gostei muito do teu blog e comecei a seguir :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Rita! Pois é, infelizmente é dificil mas não impossivel. Fizeste muito bem <3
      Muito obrigada
      #S

      Eliminar
  5. Já tinha lido o teu texto e até comentei para mim mesma "que coragem!". Obrigada por teres partilhado o teu testemunho, obrigada por teres tido essa coragem. Fico muito contente por saber que estás melhor agora, que conseguiste dar a volta por cima. As pessoas não têm consciência dos comentários que fazem, do quanto as palavras podem magoar. Eu, ao longo da minha vida, fui ouvindo comentário que não agradáveis como "tens anorexia; não comes; és um esqueleto" mas nunca deixei que eles me atingissem, mas sei que sempre é assim com todas as pessoas. Acho que está mais que na altura de a sociedade parar de estar tão preocupada com o peso dos outros e acho que também está na altura de a sociedade parar de fazer uma diferença entre gordos e magros, somos todos humanos, somos sensíveis a comentários e ninguém de ferro. Mando-te daqui um beijinho muito apertado e continua com essa força <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patricinha, muito obrigada! Fico feliz por teres gostado. De facto a nossa sociedade é ridicula! E quanto aos comentarios infelizes, borrifa-te para eles, como dizes que fazes! Se te sentes bem é o que interessa. Infelizmente, a sociedade nao muda =(

      Abracinho de volta ai para londres <3

      #S

      Eliminar
  6. Parabéns por publicares isto aqui. Infelizmente a nossa sociedade tem cada vez mais contribuído para estes casos aumentarem... Mais do que emagrecer as pessoas têm é de se preocupar em serem saudáveis e fazerem exercício. Beijinhos

    www.sweetest-cotton.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sweetest Cotton, muito obrigada pelo comentário. Infelizmente vou ter que concordar contigo, o problema provém da sociedade, ou a maior parte dele. Verídico!
      Beijinhos
      #S

      Eliminar
  7. Ao ler este texto não podia não comentar!
    Parabéns! Parabéns por esta coragem... Acredito que é esta coagem que é a chave para a cura sabes?
    Estudo psicologia clínica, e quanto mais estudo mais reconheço que não é de todo fácil admitir e olhar as coisas de frente. Tenho a maior admiração por pessoas como tu: que aceitam e reconhecem. Que lutam contra uma coisa, e vencem!!
    Um beijinho grande *
    http://allaboutmakemehappy.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, obrigada pelo comentário calorento! É de grande sorriso que te agradeço a ti a todas as outras pessoas que comentaram e me felicitaram, não o fiz para me dizerem " eiii és bué corajosa, parabéns", não, simplesmente o fiz porque achei que deveria de ser feito, deveria haver mais pessoas a admitirem esta doença, para assim prevenir outras pessoas!
      Mais uma vez muito obrigada, saio daqui com um sorriso enorme na cara <3

      Beijinhos :)*
      #S

      Eliminar